Mundo

O caso de homicídio que está a chocar a Islândia

A Islândia está em choque depois de uma jovem desaparecida há oito dias ter sido encontrada morta numa praia, o que está a tornar-se notícia em todo país devido à baixa taxa de criminalidade do país.

Nas buscas participaram 725 voluntários que acabaram por encontrar o corpo de Birna Brjansdottir, de 20 anos, numa praia o que resultou na detenção de dois dois pescadores provenientes da Gronelândia.

Os sapatos da jovem foram encontrados no porto de Hafnarfjordur próximo do local onde o Polar Nanoqo, barco onde trabalhavam os marinheiros, estava atracado.

Os dois marinheiros groenlandeses, de 25 e 30 anos, já estavam detidos desde o dia em que a jovem foi dada como desaparecida, a 14 de janeiro depois de ter passado a noite a beber na zona dos bares de Reiquejavique.

As imagens de videovigilância mostravam Birna a sair pelo seu próprio pé e a fazer o seu caminho até casa no meio de um nevão e algum nevoeiro até parar para comprar um kebab.

As câmaras mostraram também um carro vermelho estacionado perto do navio em torno de perto das 6:30 horas, veículo idêntico a um ao que foi observado perto do local onde Brjansdottir foi vista pela última vez.

O Polar Nanoq levantou âncora algumas horas depois do desaparecimento da adolescente mas os membros da força aérea da Islândia, conhecida como o Esquadrão Viking, voaram para o navio em helicóptero para interrogar a tripulação.

O navio acabou por voltar a Reiquejavique, capital do país e os dois marinheiros foram detidos.

Com apenas 330.000 habitantes, a Islândia tem uma média de 1,8 assassinatos por ano desde 2001, de acordo com estatísticas policiais, com os assassinos muitas vezes sob a influência do álcool ou com problemas de saúde mental.

Em destaque

Subir