Insólito

O caso da grávida que desenvolveu uma alergia severa ao bebé

Quando Summer Bostock ficou grávida aos 29 anos, a australiana desenvolveu uma enorme e dolorosa alergia na zona da barriga às 30 semanas, sendo este o primeiro bebé que iria ter.

Preocupada, a mulher foi até ao médico que lhe disse: “Você é basicamente alérgica ao seu bebé”. Após este primeiro diagnóstico, Summer experimentou vários cremes, que de nada a ajudaram a aliviar as dores e comichão.

A alergia que começou na barriga rapidamente espalhou-se por todo corpo. Summer acabou mesmo por dar entrada em urgência às 37 semanas devido a uma erupção polimórfica da gravidez, isto é, uma doença de pele que pode surgir durante a primeira gravidez.

“Naquele momento, eu já nem podia tomar banho, pois o toque da água contra a minha pele era demasiado doloroso. Eu vomitava, a comichão era intensa e, à noite, não conseguia dormir. Só me agarrava às mãos do Daniel [o marido] ”, relembrou, acrescentando que os médicos asseguraram que assim que o bebé nascesse os sintomas iam desaparecer.

Quando foi internada, Summer, agora com 34 anos, relembra que a equipa médica “acumulou-se à minha volta, já que nunca antes tinham visto um caso tão severo. Eles cuidaram de mim mas, ao mesmo tempo, estavam fascinados”.

A 20 de janeiro de 2012, quatro dias depois de ser internada, o pequeno Izaiah nasceu por cesariana, pelo que a alergia acabou por desaparecer.

“Assim que ele chegou, a erupção começou a desvanecer. No dia seguinte, já tinha praticamente desaparecido”, conta Summer.

Em destaque

Subir