Desporto

Caso-Cardinal é parte de uma rede de corrupção no futebol, adianta CM

arbitragemDe acordo com o Correio da Manhã, o caso-Cardinal, árbitro assistente que recebeu 2000 euros em vésperas de um Sporting-Marítimo, pode ser apenas a ponta do iceberg de uma rede de corrupção no futebol português.

Na edição desta quinta-feira, aquele periódico avança com a informação de que a Polícia Judiciária está a investigar uma rede de corrupção no futebol nacional, da qual já resultou o caso-Cardinal, árbitro assistente alegadamente subornado, em vésperas de um encontro entre o Sporting e o Marítimo.

José Cardinal foi o árbitro assistente nomeado para o jogo. Na sua conta bancária, terão sido depositados 2000 euros, a partir de um banco com sede na Madeira. A Unidade Nacional para a Corrupção da PJ encontra-se agora a verificar o depósito suspeito.

A pessoa que terá feito o depósito de dois mil euros na conta do árbitro assistente José Cardinal terá sido filmada pelas câmaras de vigilância da instituição bancária. O Correio da Manhã indica que terão sido extraídas mais certidões, noutras supostas ‘compra’ de árbitros.

Este suposto suborno foi tornado público após uma denúncia apresentada pelo Sporting – nas vésperas do encontro com o Marítimo, a contar para a Taça de Portugal – que tornou pública uma denúncia anónima, onde se anexava uma cópia do talão de depósito bancário.

Os dirigentes leoninos contactaram a Federação Portuguesa de Futebol, o que suscitou uma reunião entre Fernando Gomes, líder federativo, e Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem.

José Cardinal foi substituído do jogo entre Sporting e Marítimo, medida que foi justificada, na altura, por “motivos pessoais”. A partida entre as equipas, relativa aos quartos de final da Taça, terminou com vitória da equipa de Alvalade, por 3-0.

Segundo o Correio da Manhã, as autoridades estão a tentar perceber quem são os agentes desta rede de corrupção. Um dos passos na investigação é analisar as imagens das camas do banco, para tentar descortinar quem foi o autor do depósito bancário. Por detrás deste, poderão estar escondidos muitos outros de compra de favores a árbitros.

Em destaque

Subir