Motociclismo

Casey Stoner anuncia abandono do MotoGP no final da época

stoner_abandonoCasey Stoner anunciou a sua intenção de abandonar o MotoGP e as competições no final da presente temporada. O campeão do Mundo da categoria decidiu revelar a sua decisão em vésperas do Grande Prémio de França em motociclismo, que no próximo domingo se corre no Circuito Bugatti, em Le Mans.

O anúncio feito por Stoner, de 26 anos, já era, de certo modo, esperado, face aos incessantes rumores que circulavam pelo ‘paddock’, que davam como provável este desfecho face ao nascimento recente de um filho e a necessidade do piloto australiano estar sempre em viagem e longe do seu país e da sua família.

“Após ter pensado longamente, ter falado muitas vezes com a minha família e a minha mulher, esta vontade tem vido a crescer no último par de anos e irá acabar no final desta temporada. E, 2013 não irei correr no Mundial de MotoGP. Ainda não decidi o que vou fazer a seguir”, declarou Stoner quando anunciou a sua decisão.

O australiano não deixou passar a oportunidade para um desabafo, que explica de certa forma o difícil relacionamento com os media: “Senti-me desapontado com muitas coisas que sucederam, mas também existiram muitas outras que me fizeram adorar este desporto. Infelizmente o balanço inclina-se para o lado mau e, basicamente, não quero continuar assim mais tempo. Poderia ficar mais um ano, mas aí quando é que iria parar? Por isso decidir acabar as coisas como estão agora”.

Casey Stoner, que lidera atualmente o Campeonato do Mundo da categoria máxima do motociclismo, iniciou-se no MotoGP em 2006, depois de uma passagem pela categoria de 250 cc. No ano seguinte assinou pela Ducati, com a qual conseguiu dez vitórias e o seu primeiro título mundial. No começo do ano passado mudou para a Honda e garantiu o seu segundo ceptro.

O australiano, nascido em outubro de 1985 em Kurri Kurri, venceu 35 grandes prémios ao longo da sua carreira, que se iniciou em 2001, quando se estreou na categoria de 125 cc, onde venceu apenas dois grandes prémios.

Na época seguinte Stoner estreou-se nas 250 cc, antes de regressar á categoria mais baixa em 2003 e 2004. Em 2005 voltou às quarto de litro e discutiu o título, ganhando cinco corridas. Desde 2006 disputou 103 grandes prémios no MotoGP e ganhando 35.

Em destaque

Subir