Categorias: Nas Notícias

Casas de luxo? “Prédios com idosos pagam imposto, sedes de bancos não”, critica Luís Menezes Leitão

Ao nível da tributação, o que é uma ‘casa de luxo’? Luís Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, admite pedir a inconstitucionalidade do imposto e cita um exemplo da “grande injustiça”: “prédios com rendas de idosos pagam, mas as sedes de bancos não”.

A regulamentação do imposto de selo extraordinário sobre imóveis com valor superior a um milhão de euros pode levar a Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) a pedir a inconstitucionalidade de uma tributação exclusiva sobre imóveis para fins habitacionais, ferindo o princípio da igualdade fiscal. “Gerou-se uma situação de grande injustiça, em que proprietários de prédios com rendas de idosos pagam o imposto, mas os centros comerciais e as sedes de bancos não”, exemplifica o presidente, Luís Menezes Leitão.

Segundo este dirigente, vários proprietários de habitações estão a ser notificados para pagarem um imposto calculado a partir do valor patrimonial de todo o prédio e não do apartamento. Nestes casos, uma habitação de valor inferior a um milhão de euros terá de pagar o imposto de selo se o valor de todo o edifício for superior a esse montante.

Estas “situações absurdas” surgem, explica Luís Menezes Leitão, porque quando a lei saiu, no ano passado, incidiu também sobre prédios sem propriedade horizontal, ou seja, dividido em frações. Como muitos edifícios são anteriores a 1948, o ano em que foi instituído o regime de propriedade horizontal, as várias frações não estão registadas oficialmente, pelo que os vários proprietários são notificados a pagar um imposto baseado no valor total do edifício.

Prazo esgotado

Comenta o presidente da ALP: “quem tenha 100 frações de 900 mil euros não paga o imposto, mas já paga quem viva num prédio antigo em que a propriedade horizontal ainda não esteja definida”. Mesmo que as escrituras sejam atualizadas, os proprietários já tiveram de pagar a tributação, pois 20 de dezembro de 2012 foi o limite para o pagamento.

No jornal Sol consta um exemplo de Oeiras: um imóvel, recente, de 1,3 milhões de euros foi tributado até quase 7000 euros, mas cada proprietário de fração pagou o mesmo valor (pouco menos de 80 euros), quer tivesse uma casa grande ou pequena. Para Luís Menezes Leitão, a apuração do imposto teria de ser calculada pela permilagem de espaço de cada proprietário.

Domingues de Azevedo, bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, assegura que a ‘máquina fiscal’ está a cometer uma incorreção que pode ser contestada: “caso haja um erro de liquidação, os contribuintes podem contestar no prazo de 120 dias. O imposto tem de ser individualizado e não definido em função do conjunto do empreendimento”.

O problema é que nem todos têm hipótese de recorrer, como admite o presidente da ALP: “há casos em que são proprietários de prédios antigos com casas arrendadas a idosos, por valores baixos. Não têm capacidade de pagar o imposto e não haverá outra solução senão a execução do imóvel pelas Finanças”.

“Chamaram-lhe o imposto de luxo, mas da forma que está a ser aplicado pode ter implicações calamitosas em imóveis que não são de luxo”, assegura Luís Menezes Leitão.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

27 de junho, nasce Helen Keller, a mulher que viu para além da cegueira

Helen Adams Keller nasceu no Alabama, a 27 de junho de 1880. Foi escritora e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias