Mundo

Casamento gay: Rio de Janeiro obtém recorde de 132 uniões

casamentocasamento big{loadposition inline}Um tribunal do Rio de Janeiro registou ontem o recorde do maior número de casamentos gay em simultâneo: 132. Meio ano após a legalização da união homossexual no Brasil, a cerimónia coletiva demonstrou as dificuldades em garantir que “todos são iguais face à lei”.

Um tribunal, 264 noivos, mais de 1000 convidados e 132 casamentos. O auditório da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, no Brasil, tornou-se ontem pequeno para registar o maior casamento gay coletivo do mundo. Mais do que o recorde, o evento serviu para demonstrar o desfasamento entre o quadro legal e a realidade.

Desde maio que o casamento homossexual é legal no Brasil, por determinação do Conselho Nacional de Justiça do Brasil, terminando com as limitações (como em relação a heranças) impostas às uniões de facto homossexuais. “É muito fácil colocar na Constituição que todos os brasileiros são iguais face à lei, embora seja muito mais difícil concretizá-lo na realidade”, explicou Cláudio dell´Orto, presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro.

Com o evento de ontem, 132 casais passaram a ter os mesmos direitos e deveres de qualquer casal heterossexual. Os 264 noivos presentes mantinham uma relação conjugal estável, mas ainda não estava registados como um casal. Para a boda, cada par podia levar dez convidados.

Em destaque

Subir