Tecnologia

Casal gay adota criança. É uma família feliz de pinguins que vive na Dinamarca

pinguins gayUm casal de pinguins-imperadores, no zoológico de Odense, na Dinamarca, estava há quase dois anos a tentar roubar ovos para assegurar a descendência. Os tratadores ‘encaminharam’ o casal para a adoção de um pinguinzinho com um mês de idade.

pinguins gay 420Numa altura em que a sociedade humana discute a possibilidade de um casal homossexual adotar uma criança (algo que a legistação portuguesa, por exemplo, não permite), um casal de pinguins-imperadores ‘aceitou’ a ideia dos tratadores e adotou um pinguinzinho.

O caso ocorreu no zoológico de Odense, na Dinamarca, e teve origem na formação do casal, há dois anos. O pinguim-imperador é uma espécie monógama, mas os tratadores começaram a reparar que dois machos assumiram um comportamento de casal. Uma das situações desse comportamento era a tentativa constante de roubar os ovos de outros casais, na época de reprodução.

Como os dois pinguins queriam nitidamente ter uma descendência, os tratadores pensaram na adoção. Aproveitando uma situação insólita – uma pinguim que colocou dois ovos, de pais diferentes, e os abandonou –, os tratadores cederam um ovo ao casal gay. Antes, os dois machos foram sujeitos a testes de incumbação, ato que é partilhado por macho e fêmea.

Chocado pelos dois pais, o pinguinzinho nasceu há um mês. A família feliz aguarda agora pela reintrodução na colónia, uma vez que foi separada para facilitar a adaptação do filhote.

Em destaque

Subir