Mundo

Casal foi enterrado com as mãos dadas em capela do século XIV

casal de fosseis 210 Há uns 700 anos, um casal foi enterrado junto à Capela de St. Morrell, em Inglaterra. Os fósseis, agora descobertos, mostram que foram sepultados com as mãos dadas. Foram também encontrados mais nove restos mortais.

Os arqueólogos da Universidade de Leicester, de Inglaterra, realizaram uma descoberta duplamente invulgar junto à Capela de St. Morrell, um famoso lugar de peregrinação no século XIV: dois corpos fossilizados que foram enterrados juntos e… de mãos dadas.

As primeiras informações apontam para que sejam os restos mortais de um homem e uma mulher com a mesma idade, aproximadamente, que terão morrido há cerca de 700 anos.

Os arqueólogos têm escavado a zona ao longo de duas semanas por ano, tenho começado há quatro anos, em busca das ruinas de um suposto edifício romano. Como se não bastasse o local onde foram enterrados, os dois corpos fossilizados constituíram uma dupla surpresa: são muito raros os casos em que duas pessoas foram enterradas juntas e estas até tinham as mãos dadas.

Mas, a nível histórico, a arqueóloga Vicky Score está mais preocupada com o local escolhido para o enterro: “temos visto esqueletos similares aos encontrados em Leicester, onde o casal foi enterrado junto. A principal questão é por que eles foram enterrados lá em cima. Há uma igreja perfeitamente boa em Hallaton. Aquele seria um lugar especial?”

No século XIV, a Capela de St. Morrell era um famoso local de peregrinação, mas os enterros eram feitos junto à igreja matriz. O mais provável é que as autoridades eclesiásticas de então tenham negado a autorização para o enterro por se tratarem de criminosos, estrangeiros ou por padecerem de doença contagiosa.

Junto ao misterioso casal, cuja idade vai ser apurada com exames mais aprofundados, foram ainda descobertos os restos mortais de mais nove pessoas.

Um dos esqueletos apresentava marcas de ter sido atingido por um objeto pontiagudo, provavelmente durante uma batalha, enquanto outro foi enterrado com as pernas levantadas sobre o peito, sinal de que devia padecer de alguma doença.

Desde 1532 que existem referências à Capela de St. Morrell, mas só recentemente é que o local ‘regressou’ à luz do dia. As escavações prosseguem para tentar compreender algumas lacunas entre os períodos romano e medieval.

“Muitos antiquários, ao longo dos tempos, têm-se referido à capela no lugar de Hallaton. Foi o caso de reunir os dados e, em seguida, captar imagens da terra de cima para baixo a fim de localizar o local da escavação”, precisou Vicky Score.

Durante as escavações foram ainda encontrados restos de paredes e mosaicos de pavimento, assim como fragmentos de alvenaria de pedra, azulejos e chumbo (provavelmente de janelas).

A principal prova das peregrinações, contudo, é a grande variedade de moedas que têm sido descobertas, que foram cunhadas entre os séculos XI e XV.

casal de fosseis

Em destaque

Subir