País

Casa de turismo em Viana proíbe estadia a gays e lésbicas

O complexo Casa D’ João Enes, situado em Viana do Castelo, não permite a estadia a gays e lésbicas. Associação ILGA critica o que apelida de “discriminação explícita em função da orientação sexual no acesso a bens e serviços”.

“Estimado hóspede caso se encontre numa das quatro situações abaixo indicadas, queira fazer o favor de não prosseguir com a sua reserva, ou de a cancelar caso a mesma já tenha sido concretizada, sob pena de ser vedada a Vossa admissão às instalações”, pode ler-se, na “política de cancelamento e condições de venda”

E entre essas quatro situações estão “gays e lésbicas”, “adeptos de futebol”, “frequentadores de festivais de música de verão” ou “consumidores de estupefacientes ou quaisquer substâncias psicotrópicas”.

Cancelamento_Hotel_600

O caso já levou a que a ILGA (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero) reagisse contra o que apelida de “discriminação explícita em função da orientação sexual no acesso a bens e serviços”.

A mensagem da Casa D’ João Enes surge quando se realiza uma reserva, através do site daquela casa de turismo. O utilizador recebe uma mensagem com algumas premissas, entre as quais uma proibição a homossexuais.

A ILGA considera que “este caso mostra bem a necessidade de legislação que permita prevenir e punir este tipo de discriminação”.

“Temos vindo a reivindicar a criação de uma lei-quadro contra todos os tipos de discriminação, incluindo a com base na orientação sexual e na identidade de género, e que abranja também a discriminação múltipla – e esperamos que este exemplo ajude a tornar evidente a sua importância e urgência”, pode ler-se, na página oficial desta associação, no Facebook.

Em destaque

Subir