Tecnologia

Cartões SIM deverão desaparecer num futuro próximo

Foto: Exorbeo

Foto: Exorbeo

Não é novidade nenhuma que a tecnologia está a evoluir no sentido de uma nova forma de comunicação entre dispositivos e operadores de telecomunicações.

A ideia consiste num novo formato que dispensa o uso de carões físicos, passando para um modelo padrão de carões SIM virtuais, denominados de eSIM. Qualquer coisa semelhante ao que a Apple já implementou no seu iPad.

Com este conceito os utilizadores não terá mais de adquirir um novo cartão SIM sempre que quiser mudar de operadora, basta aceder às definições do seu eSIM e escolher a nova operadora, sem ter de ir a lojas, sem ter de mexer no aparelho.

A GSMA – entidade responsável pelo padrão das tecnologias de telecomunicações móveis de todo o mundo, deverá aproveitar a Mobile World Congress 2016 para anunciar o fim dos tradicionais cartões SIM.

Esta nova norma traz bastantes melhorias, quer para o utilizador, para as operadoras de telecomunicações e mesmo para os fabricantes de smartphones, que deixam mais um espaço de vago para melhorar o hardware dos dispositivos.

É claro que esta nova norma não poderá ser aplicada no imediato, sendo necessário um longo processo de adaptação e migração. Isto será anunciado na próxima MWC, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de fevereiro em Barcelona.

A ideia é que a partir do anúncio da GSMA os aparelhos a serem lançados comecem a chegar ao mercado com este novo padrão de comunicação. E não estamos só a falar de smartphones e tablets. Estamos também a falar da internet das cosias, de todos os dispositivos que se vão comunicar com as redes, desde carros a eletrodomésticos.

 

Em destaque

Subir