Tecnologia

Cartões presente no eBay: O novo chamariz para fraudes no Facebook

ebay_1Um evento no Facebook em que se oferece um cartão presente de 200 dólares no eBay conduz a uma fraude aos incautos que decidem inscrever-se. A Bitdefender recomenda desconfiar de chamarizes como cartões presente e prémios vários no Facebook sem correspondência fora da rede social.

A Bitdefender, provedor de soluções inovadoras de segurança para a Internet, descobriu uma nova fraude no Facebook, que está a ser usar como chamariz uns supostos cartões presente com 200 dólares para efetuar compras no popular eBay.

Os delinquentes abriram um evento na popular rede social em que oferecem um cartão presente de 200 dólares para gastar no eBay aos 10 mil primeiros utilizadores que se inscrevam no evento.

Uma vez que o utilizador entra na página do evento explica-se melhor o que tem que fazer para conseguir o cartão presente, para o que usa um isco habitual por estes dias: São Valentim.

Primeiro, o utilizador tem que clicar o botão “Gosto” para se juntar ao evento, enviar o convite a outros 50 amigos – ampliando assim o espetro da ameaça – e, depois, partilhá-la, aumentando ainda mais o alcance da mesma. O último passo que o utilizador deve dar é ir a uma URL onde deve reclamar o prémio.

Essa URL na realidade conduz à instalação da aplicação ‘WhosStalking’, uma velha conhecida dos peritos em segurança e dos utilizadores do Facebook. Essa aplicação promete dizer quem são os seus maiores seguidores no Facebook, mas para tal, isso sim, antes pedirá o acesso para publicar no seu nome e aceder aos seus dados privados.

Basta entrar no site do eBay para comprovar como não promovem esta promoção na sua página corporativa, uma ação que a companhia comunicaria dado o suposto volume da mesma: 10 mil cartões de 200 dólares são um total de dois milhões de dólares investidos na campanha, um montante suficientemente elevado para realizar uma campanha de comunicação ao mesmo nível.

Em destaque

Subir