Mundo

Cartel colombiano oferece recompensa pela morte de cadela-polícia (com vídeo)

Sombra é o nome de uma cadela-polícia que já ‘custou’ nove toneladas de cocaína a um dos grupos criminosos mais violentos da Colômbia. A agente é agora alvo do cabecilha do grupo ‘Urabeños’, que oferece 6000 euros pela sua morte.

Chama-se Sombra, tem 6 anos e é agente da polícia colombiana no combate ao tráfico de droga nos aeroportos.

A cadela tem sido um verdadeiro sucesso no desempenho da sua função: já detetou mais de nove toneladas de drogas e originou 245 prisões.

Agora, dado o seu talento de combate ao tráfico, está sob mira de um dos grupos criminosos mais perigosos da Colômbia, ‘Os Urabenõs’, que oferecem cerca de 6000 euros pela sua morte. O animal foi entretanto levado para outro local por questões de segurança.

Sombra já participou em quase 300 operações anti-droga um pouco por todo o país, tendo arrecadado duas medalhas de mérito. De acordo com Tito Castellanos, vice-director da brigada anti-narcóticos, citado pela CNN, a terceira condecoração pode estar a caminho.

A prestação de Sombra valeu-lhe uma nova alcunha: “O tormento de Otoniel”, o cabecilha do grupo em questão.

Otoniel, Dairo Antonio Úsuga de nome completo, é um dos homens mais procurados do país e fez saber que oferece 200 milhões de pesos (cerca de 6000 euros) a quem conseguir matar Sombra.

As ameaças fizeram soar o alarme junto da polícia nacional colombiana, que ordenou a transferência da cadela para o Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, onde a segurança é mais apertada.

Sombra chegou à polícia colombiana vinda de um canil. Foi treinada para apurar e colocar o focinho em bagagens que passam pelos aeroportos colombianos.

A sua primeira grande apreensão aconteceu em 2016, quando descobriu mais de 2500 quilos de cocaína num carregamento de bananas. Desde então já participou em quase 300 operações, tendo apreendido quase nove toneladas de droga e colocado 245 pessoas atrás das grades.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=7HS19G3N54HD

Em destaque

Subir