Insólito

Carteiro declarado inocente do roubo de menos de um dólar… 29 anos depois

carteiro indianocarteiro indiano 600Um carteiro indiano sentou-se no banco dos réus, em 1984, acusado do roubo de menos de um dólar, que desaparecera da estação de correios onde trabalhava. Após 29 anos e 348 audiências, Umakant Mishra foi declarado inocente. Chegou a estar preso e teve de pagar fiança para sair em liberdade…

O indiano acusado de roubar cerca de 70 cêntimos, em 1984, acaba de ser considerado inocente por um tribunal do estado de Uttar Pradesh, na Índia. Umakant Mishra teve de esperar 29 anos e enfrentar 348 audiências para ouvir a sentença.

O caso gerou grande controvérsia e muitas críticas à Justiça indiana, pela demora em proferir uma decisão. Essas críticas avolumaram-se quando se soube, entretanto, que este carteiro era inocente e viveu paredes-meias com o dedo acusador da culpa, durante quase três décadas.

Em 1984, Mishra foi suspenso das suas funções e perdeu o emprego, acusado de fraude. O dinheiro desapareça da estação de correios da cidade de Kanpur, onde trabalhava, e o carteiro tornou-se suspeito, sendo preso – só após o pagamento de fiança saiu em liberdade.

A partir de então, o carteiro empreendeu uma luta na justiça para limpar o seu nome. Tornou-se pobre e com a ajuda da família evitou a fome. Mishra perdeu tudo, para recuperar a honra perdida por uma acusação injusta. Conseguiu o seu objetivo, mas teve de esperar tempo em demasia.

Em destaque

Subir