Insólito

Carteira com dinheiro devolvida a croata, 14 anos depois, com mais 440 euros de juros

jerkovic 210 Em 2001, o croata Ivica Jerkovic perdeu a carteira, com todos os documentos e cerca de mil euros. Agora, recebeu uma encomenda: era essa carteira, com tudo o que tinha há 14 anos e ainda mais: 440 euros, o valor que os mil euros da carteira perdida teriam rendido durante este período.

Quem já perdeu a carteira conhece bem a angústia dos primeiros dias, sem saber se vai a recuperar ou se deve assumir de vez que a perdeu para sempre. Mas dificilmente alguém terá acreditado, ao longo de 14 anos, que iria reaver tudo o que perdera… e ainda mais.

Pois foi um caso destes que surpreendeu Ivica Jerkovic, um homem de 50 anos que vive em Donja Moticina, no leste da Croácia.

De acordo com o testemunho deste homem ao diário 24 Sata, alguém lhe terá enviado pelo correio a carteira que ele perdera em 2001: recorde-se que estamos em 2015.

“Não acredito no que aconteceu desde que recebi a encomenda há alguns dias. Pensei que se tratava de uma partida”, admitiu o cinquentenário.

Nesse ano de 2001, Jerkovic foi ao banco levantar cerca de 2000 marcos alemães (cerca de mil euros), uma vez que tinha de pagar umas obras em casa. Só que depois foi convidado por amigos a passar por uma festa e terminou a noite nas urgências, levando um amigo que se sentiu mal.

Foi então que reparou que tinha perdido a carteira, que além dos 2000 marcos tinha ainda toda a documentação.

Agora, foi aos correios levantar e o dinheiro estava lá todo: cerca de mil euros, uma vez que o marco já não circula. Mas, feitas as contas, havia 440 euros a mais…

“Se comparar este montante com os 2000 marcos alemães, o remetente enviou-me a quantia, mas também os juros destes 14 anos”, calculou o surpreendido croata.

Ivica Jerkovic não sabe quem foi a pessoa que lhe devolveu a carteira 14 anos depois (a encomenda foi remetida por um anónimo), mas acredita que o dinheiro poderá ter ajudado alguém a resolver “graves problemas financeiros”.

“Suponho que o dinheiro terá salvado essa pessoa, que fez depois os cálculos sobre os anos que passaram para me devolver a quantia justa”, acrescentou o croata, concluindo que “não podia imaginar um melhor presente de Páscoa”.

jerkovic

Em destaque

Subir