Mundo

Cartaz gera indignação por incentivar pessoas a não ajudar os sem-abrigo

A cidade de Gloucester, em Inglaterra, está no centro de uma polémica depois de ter afixado cartazes que incentivam as pessoas a não darem dinheiro aos sem-abrigo. Antes, motiva-as a doarem dinheiro às instituições.

“A mudança é mais do que moedas. Pense antes de dar”, é a frase exposta na cidade de Gloucester, em Inglaterra, acompanhada de uma fotografia de um sem-abrigo, a segurar um copo.

Em cima da imagem pode ainda ler-se a frase: “Está mesmo a ajudar os sem-abrigo? Em alguns casos, as pessoas que vê a dormir nas ruas não são sem-abrigo. Estão acomodadas, recebem apoio e têm benefícios”.

A base do anúncio é alertar a população para o facto de poder estar a dar dinheiro a quem não vive realmente na rua nem passa por dificuldades.

A situação tem gerado uma onda de polémica na cidade e nas redes sociais, com o Partido Trabalhista a expor a sua opinião e a exigir a retirada dos cartazes espalhados.

“Isto é vergonhoso. Demoniza o grupo de pessoas mais vulnerável da nossa sociedade”, afirmam.

Mathew Knight, que trabalha numa associação que ajuda os sem-abrigos e pessoas hospitalizadas a arranjarem um local para ficar, mostrou-se “desgostoso” com a situação.

“Insinuam que toda a gente que está a pedir não são sem-abrigo, mas que estão a pedir porque querem dinheiro para drogas e álcool”, refere, numa visão partilhada por Terry Pulen, líder do Partido Trabalhista.

“Os cartazes mostram que a maioria dos sem-abrigo não são genuínos mas que tentam receber dinheiro das pessoas”, disse.

Veja o cartaz.

 

Em destaque

Subir