Cultura

Cartaz do Vodafone Paredes de Coura 2015 está encerrado

The Soft Moon, Tanlines, Mirror People, Richard Fearless, Sasha Funke e nuno Lopws juntam-se ao cartaz do Vodafone Paredes de Coura 2015, encerrando-o.

Mirror People e Nuno Lopes no dia 20, quinta-feira, Tanlines e Richard Fearless no dia 21, sexta-feira, e The Soft Moon e Sascha Funke no dia 22, sábado, são as últimas confirmações do Vodafone Paredes de Coura 2015 que reforçam um dos cartazes mais sólidos da história do festival.

Entre os dias 19 e 22 de agosto vão passar pela Praia Fluvial do Taboão nomes como Tame Impala, Temples, TV On The Radio, Slowdive, The War On Drugs, Lykke Li, Father John Misty, Ratatat entre outros destaques da vigésima terceira edição.

Richard Fearless dispensa qualquer tipo de apresentação. O fundador de Death in Vegas, que ao lado de Steve Hillier e Tim Holmes produziu álbuns icónicos como The Contino Sessions de 1999, chega agora ao Vodafone Paredes de Coura para a solo mostrar a sua visão meticulosa e detalhista da música electrónica. Uma sucessão de ritmos precisos, pormenores complexos que encadeados resultam em faixas de uma riqueza sublime como Gamma Ray e Higher Electronic States.

Quem também trabalha os detalhes para criar melodias cheias de nuances e camadas interpretativas é Sascha Funke, produtor berlinense que faz do seu techno-house um pilar onde a polaridade emocional e racional está sempre patente.

Confronto que se exprime num registo que desafia o conforto da previsibilidade, uma viagem com surpresas a cada transição rítmica. Com o selo de qualidade da editora BPitch Control, Sascha Funke vai passar no Vodafone Paredes de Coura temas como Mango ou Feather que o firmaram como um dos mais talentosos produtores da cena eletrónica alemã.

Dos Estados Unidos chegam The Soft Moon e Tanlines com duas propostas opostas mas complementares. The Soft Moon é o projeto de Luis Vasquez, produtor com raízes afrocubanas que cresceu na vastidão e no calor infernal do Deserto do Mojave. A sua música é o reflexo dessas influências, vincadas numa sonoridade hipnótica, rasgada e delirante.

A admiração por Suicide, Joy Division e Bauhaus é parte chave para perceber o trabalho de The Soft Moon que tem em Deeper o ponto mais alto da carreira, uma invasão arrebatadora ao íntimo de Vasquez.

Viajamos da Califórnia para Brooklyn para encontrarmos Jesse Cohen e Eric Emm, o duo que dá vida a Tanlines. Uma eletrónica alicerçada no indie rock, com tiradas pop e ritmos de house à mistura é o que se pode esperar deste projeto que em 2012 alcançou o segundo lugar no Billboard Heatseekers com o álbum de estreia Mixed Emotions.

A sua música pode ser traçada entre a eletrónica progressiva de Battles e o pop tropical de Vampire Weekend, sempre com uma visão muito própria e arrojada capaz de surpreender os mais céticos, como provou o recentíssimo Highlights.

O panorama nacional vai estar representado por Mirror People e Nuno Lopes, este último figura já incontornável do Vodafone Paredes de Coura.

Os seus sets possantes, a espiral energética com que remata cada batida e a interacção perfeita com a audiência fazem de Nuno Lopes um dos nomes mais acarinhados deste festival que no dia 20 de agosto vai voltar a receber com entusiasmo o dj português.

Também na mesma noite, Rui Maia ao volante do seu recente projeto Mirror People vai levar à Praia Fluvial do Taboão um imaginário que junta influências do disco-sound dos anos 70 e sons atuais da música de dança.

Depois de dois anos de trabalho tendo como epicentro o seu estúdio em Lisboa, Mirror People apresenta agora o primeiro álbum de originais, Voyager. Um trabalho multicultural resultante das colaborações de James Curd (DFA Records), Hard Ton, Rowetta (Happy Mondays) e Maria do Rosário, que dá voz ao single I Need Your Love, engenhosamente montado com a visão precisa de Rui Maia.

Em destaque

Subir