Mundo

Cartão amarelo para a CDU de Merkel nas eleições no estado alemão mais relevante

angela_merkel_1União Democrata-Cristã (CDU), partido de Angela Merkel, sofre pesada derrota eleitoral na Renânia do Norte-Vestefália, ontem, no estado com maior relevância no país, em termos populacionais e económicos. Em comparação com as anteriores eleições, verifica-se uma queda de nove pontos percentuais, de 35 para 26 por cento.

Na Alemanha, a vida não está fácil para Merkel. Depois de Sarkozy, é a vez da chanceler alemã sofrer uma derrota eleitoral, nas eleições do estado da Renânia do Norte-Vestefália, onde a CDU acabou cilindrada pelo Partido Social-Democrata (SPD).

Renânia do Norte-Vestefália é o estado com mais população e com maior relevância económica e populacional na Alemanha, pelo que este desfecho eleitoral representa, mais do que um rude golpe no partido, maus ventos para Angela Merkel.

A CDU quedou-se pelos 26 pontos percentuais, muito aquém dos 35 por cento obtidos no anterior ato eleitoral. É a mais dura derrota eleitoral do partido de Merkel, naquele estado alemão.

No próximo ano, a Alemanha regressa às urnas, para uma eleição nacional, sendo que este resultado de domingo apresenta-se como uma sondagem para a CDU. Angela Merkel procurará o terceiro mandato consecutivo, mas os números do estado da Renânia do Norte-Vestefália são a melhor expressão da perda de popularidade de Merkel e da perda de votos da CDU.

Segundo os analistas alemães, o SPD retirou partido da queda de popularidade de Merkel, que está a perder votos devido às políticas de austeridade em que assenta o seu projeto político, no âmbito europeu.

Ontem, mais do que a CDU, foi Angela Merkel que esteve à prova e o resultado não deixa antever um futuro risonho à chanceler alemã.

Contados os votos na Renânia do Norte-Vestfália, estado com maior força no PIB nacional da Alemanha, o SPD, partido da oposição, alcança uma esmagadora vitória, com 39 por cento dos votos.

Em destaque

Subir