Nas Notícias

Carta da Irlanda para Portugal, com amor

 

Jornal inglês Sunday Independent publica irónico artigo: uma carta escrita pela Irlanda a Portugal, que prevê a intervenção do FMI. “Também em Portugal, os políticos vão dizer que as ajudas externas só por cima dos seus cadáveres. Segundo a minha experiência, isto quer dizer que o resgate está para breve”, pode ler-se, nessa missiva, que termina com um irónico “com amor, da Irlanda”.

É um artigo irónico – que começa com um sarcástico “Querido Portugal, daqui quem escreve é a Irlanda” –, mas a verdade é que pode ser visto como um conselho de quem já atravessou a experiência de crise que Portugal enfrenta.

A crónica prevê que o FMI vai chegar. “Qual a diferença entre Portugal e Irlanda? Cinco letras e seis meses”, refere a carta, que prossegue com palavras provenientes de um irmão mais velho.

“Não nos conhecemos muito bem e não nos queremos intrometer, mas lemos notícias sobre a situação portuguesa e sentimo-nos capazes de dar alguns conselhos”, refere ‘a Irlanda’.

Segundo a Irlanda, os portugueses “podem pensar que a palavra ‘resgate’ significa que o país vai receber uma ajuda dos irmãos europeus”. Puro engano: “Essa ajuda vai prolongar problemas para as gerações futuras”.

“Também arranjámos um novo Governo. É uma boa diversão durante um par de semanas. Esse novo governo fará promessas e a União Europeia vai sorrir enquanto tudo se passar. Mas a realidade estará à espera, assim que a diversão se esgote”, conclui. Da Irlanda, com amor.

 

Em destaque

Subir