Mundo

Carro de diretor de teatro destrói portões do Eliseu em protesto contra cortes na cultura

francois hollandehollande carroUm diretor de teatro destruiu o portão do palácio presidencial de França, ao volante do seu carro, como forma de protesto contra os cortes de François Hollande, que reduziu o apoio à cultura. Attilio Maggiulli, de 67 anos, acabou por ser detido quando forçava invadir o Palácio do Eliseu.

Um ator e diretor de companhia de teatro foi protagonista de um ataque ao Palácio do Eliseu, em protesto contra os cortes de François Hollande na área da Cultura.

Attilio Maggiulli, de 67 anos, destruiu os portões do palácio presidencial de Hollande e tentou mesmo invadir o Eliseu, acabando detido pela polícia francesa, segundo adiantaram as próprias autoridades locais.

Maggiulli destruiu o Portão do Galo (Grille du Coq), que representa mais do que um simples portão: é uma obra do século XIX, que dá acesso aos jardins do Palácio do Eliseu.

O protesto deste ator resulta da diminuição dos subsídios entregues pelo Governo às companhias teatrais, entre as quais aquela que Attilio Maggiulli dirige: a Comédia Italiana, um pequeno teatro parisiense, de acordo com fonte policial, citada pela Reuteurs.

Após a colisão do veículo contra o portão, o ator sofreu alguns ferimentos leves e teve de ser tratado num hospital de Paris, onde permaneceu sob custódia.

Esta não é a primeira vez que este diretor de teatro protesta contra as políticas da cultura de François Hollande. Recentemente, atirou um pequeno Arlequim incendiado para o interior do Palácio do Eliseu. Esse ato também lhe valeu a detenção.

Depois, imprimiu uma série de pequenos panfletos onde critica os cortes à companhia de teatro que dirige. Acabou libertado pela polícia, empreendendo mais um protesto, com uso do seu carro e com o objetivo de invadir o palácio.

Refira-se que François Hollande, presidente da França, reduziu as verbas destinadas à Cultura, para corrigir o défice orçamental do país.

Em destaque

Subir