Motores

Carro com cinco milhões de quilómetros entra para o Guinness (com vídeo)

É um recorde que consta no livro do Guinness. Este Volvo 1800 S já fez mais de cinco milhões de quilómetros, sempre conduzido pelo seu dono e com o motor e caixa de velocidades originais. Veja o vídeo.

A distância percorrida por este automóvel daria para fazer 127 voltas ao mundo ou seis idas à Lua, mas é um carro usado para viagens pessoais por Irv Gordon, norte-americano apaixonado pela viatura.

Irv Gordon, que é um professor de ciências, foi levantar o seu novo carro numa sexta-feira de 1966, sendo que, apenas três dias depois, estava à porta do concessionário da marca sueca para realizar a primeira revisão.

Com um trajeto diário de 200 quilómetros, em média, não é de espantar que em apenas três dias tenha percorrido 2500 quilómetros. Em 10 anos, Gordon percorreu 800 mil quilómetros no seu volvo.

A longa duração do veículo, sempre em boas condições, são explicadas pelo zelo incondicional que Gordon tem, não só pelo carro, mas também por uma revisão irrepreensível, sempre realizada no concessionário da marca.

Sem nunca deixar que outra pessoa conduza o carro, Gordon alcançou o milhão de milhas – cerca de 1,6 milhões de quilómetros – em Nova Yorque, em 1987. Quinze anos mais tarde, em 2002, Irv escolheu celebrar o segundo milhão em Times Square.

“Estou a começar a perceber que isto poderá ser um recorde que ninguém baterá”, disse Gordon, aquando dos três milhões de milhas.

Hoje em dia, o volvo já percorreu mais de cinco milhões de quilómetros e é detentor do recorde do Guinness para a viatura não comercial com maior distância percorrida.

Além dos números estratosféricos, este automóvel já consumiu mais de 427 mil litros de combustível e mais de 3200 litros de óleo, sempre com o motor e caixa de velocidades de origem.

“Desafio toda a gente a sair e a ver o máximo possível. Encontrem a vossa própria viagem e razões para acreditar, porque só se vive uma vez. Não importa em quantas ruas em já estive, há sempre alguma que ainda não percorri. É isso que torna isto excitante”, referiu Gordon, quando celebrou três milhões de milhas percorridas – 4,8 milhões de quilómetros.

Recorde esse momento, em vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=N5OD9NY244AM

Em destaque

Subir