Mundo

Caroline mostra-nos o 11 de Setembro como nunca o vimos

À data dos factos, Caroline Dries vivia perto das Torres Gémeas. A jovem estudante universitária fez um vídeo do 11 de Setembro que se tornou viral, apesar de terem passado 15 anos desde os atentados e de as imagens estarem publicadas no YouTube há sete.

O vídeo tornou-se viral, mais de 15 anos depois. Foi redescoberto no baú em que o YouTube se transformou e mostra, num único registo, o momento em que as pessoas optam pelo suicídio e se atiram de uma das torres. Mostra ainda o embate do segundo avião. E regista o sentimento de quem viveu de perto os atentados.

Passaram mais de 15 anos desde o fatídico dia que o mundo não esquece. A 11 de setembro de 2001, Nova Iorque acorda com o mais horrendo atentado alguma vez perpetrado. As Torres Gémeas, ícone do capitalismo, aos olhos dos terroristas, são atingidas por dois aviões, acabando por desmoronar-se.

As televisões cobriram o atentado em direto. Mostraram aqueles voos de ódio, de todos os ângulos, de todas as perspetivas, em imagens que contaram milhares de histórias.

É uma curta-metragem capaz de nos tocar. É a prova de que o tempo não sara as feridas, mesmo para quem revisita esse passado cada vez mais distante.

As testemunhas fizeram vídeos, contaram-nos tudo, no evento com maior cobertura mediática de sempre. E quando pensamos que tudo nos foi mostrado, um vídeo, da autoria de uma adolescente, que permanecia publicado no YouTube há anos, acaba por tornar-se viral.

As imagens de Caroline Dries igualmente perturbadoras, mas que mostram algo mais do que todos os outros vídeos que correram mundo.

É, provavelmente, o vídeo mais poderoso, das dezenas de milhar que registaram os atentados de 11 de setembro de 2001. Foi feito por uma estudante universitária e publicado no YouTube em 2009. Esteve ‘escondido’ na plataforma de vídeos da Google, mas foi descoberto . Veja os atentados como nunca os viu.

Tudo num único vídeo. Provavelmente o mais perturbador de todos.

Em destaque

Subir