Insólito

Carmelo, o homem mais velho do mundo, masca coca todos os dias

idoso boliviaidoso bolivia 510Tem 123 anos e foi condecorado pelo governo da Bolívia. Carmelo, um agricultor indígena, é o homem que mais tempo viveu em todo o mundo. O segredo da longevidade? Bebe água que nasce nas montanhas, come grãos de quinoa, cogumelos que nascem junto ao rio e masca todos os dias folhas de coca.

O governo da Bolívia condecorou o homem mais velho do mundo, que tem 123 anos, vividos nos Andes. Chama-se Carmelo Flores, é agricultor indígena, pai de três filhos, avô de 16 bisnetos, bisavô de 39 bisnetos.

Quando nasceu, ainda não existiam registos, pelo que a data que consta do seu bilhete de identidade é a mesma que o dia do batismo: 16 de junho de 1890. Carmelo, que trespassou três séculos, é provavelmente o homem que mais viveu em todo o mundo.

O Livro Guinness ainda não certificou este feito, atribuindo 116 anos ao homem com maior longevidade, número que este índio superou.

Carmelo, que vive num povoado nos Andes bolivianos, revela uma lucidez pouco comum. O seu segredo é beber água mineral que nasce nas montanhas, come grãos de quinoa (rica em proteína, ferro, ómega 3 e 6), cogumelos que nascem junto ao rio e masca todos os dias folhas de coca…

Veja as imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=jR6HwiRnmIc

Em destaque

Subir