Nas Notícias

Carlos Zorrinho sucede a Belém na liderança da bancada do socialista

Secretário-geral do PS, António José Seguro, anunciou o nome do futuro líder da bancada socialista, na Assembleia da República. Carlos Zorrinho sucede a Maria de Belém Roseira, que amanhã será eleita presidente do partido.

Carlos Zorrinho é o novo chefe da bancada socialista, liderada interinamente por Maria de Belém, prestes a tornar-se presidente do partido – a primeira mulher a exercer o cargo.

Zorrinho, anunciado por António José Seguro, terá a difícil tarefa de liderar deputados de um partido que se comprometeu com a troika nas questões essenciais da governação, a cargo de PSD e CDS.

Por outro lado, além de render uma figura proeminente no PS (Belém Roseira sucederá, por seu turno, a Almeida Santos), Carlos Zorrinho tem na sua sombra outro líder de bancada, que mereceu elogios pelo papel que desempenhou: Francisco Assis, precisamente o candidato derrotado por Seguro nas eleições do partido.

Carlos Zorrinho destaca-se por ter sido o rosto do Plano Tecnológico, no primeiro governo que José Sócrates liderou, e por ter sido secretário de Estado da Energia e da Inovação, no anterior executivo socialista.

Este anúncio surge na véspera do início do congresso do PS, que arranca amanhã em Braga e se prolonga até domingo.

Em destaque

Subir