Motores

Carlos Vieira vence e garante o título no Algarve

Carlos Vieira e Jorge Carvalho fizeram a prova da sua vida no Rali Casinos do Algarve, que este fim de semana encerrou o Campeonato Nacional da especialidade. O piloto de Fafe, que iniciou a prova diminuído fisicamente, dominou por completo os acontecimentos, impondo-se em todas as especiais disputadas neste segundo dia do rali.

A dupla do Citroën DS3 R5 iniciou a etapa com uma dezena de segundos de vantagem e terminou-a com quase dois minutos de diferença para o segundo classificado, garantindo a vitória e sagrando-se campeão nacional.

Pedro Meireles era o principal obstáculo à vitória de Carlos Vieira no campeonato, mas o piloto de Guimarães acabou por se atrasar na segunda classificativa do dia e veio a terminar a prova algarvia apenas no quarto posto, a mais de três minutos do vencedor.

O andamento de Vieira foi de tal forma superior que Yagiz Avci – o melhor dos pilotos do European Rally Trophy. O piloto turco terminou a prova no segundo posto mas a um minuto e 50 segundos do minhoto, enquanto o checo Vojtech Strajf subiu ao último lugar do pódio, mas a quase dois minutos e meio do vencedor.

Para além de Carlos Vieira e da sua prova irrepreensível, destaque para a exibição de dois pilotos locais; Ricardo Teodósio, que dominou o agrupamento de Produção e foi oitavo da classificação absoluta, e Diogo Gago, que fez o mesmo nas duas rodas motrizes e terminou logo atrás do piloto de Albufeira.

Classificação final

1º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Citroën) 1h30m00,2s
2º Yagiz Avci/Bahadir Gucenmez (Skoda) + 1m50,1s
3º Vojitech Stajf/Marketa Skacelova (Skoda) + 2m27,1s
4º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 3m21,8s
5º Antonin Tlustak/Ivo Vybiral (Skoda) + 4m04,6s
6º Ondrej Bisaha/Jiri Hovorka (Ford) + 4m40,5s
7º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Mitsubishi) + 7m07,1s
8º Diogo Gago/Ricardo Faria (Peugeot) + 7m10,8s
9º Pedro Paixão/Luís Neves (Renault) + 7m45,7s
10º Pauric Duffy/Andy Hayes (Ford) + 8m01,0s

Em destaque

Subir