Nas Notícias

Carlos Santos Silva terá inventado zanga com primo de Sócrates

Carlos Santos Silva é suspeito de ter inventado uma zanga com José Pinto de Sousa, o primo de Sócrates. O objetivo era ‘justificar’ perante o gestor de contas da UBS a transferência da fortuna do ex-primeiro-ministro.

A tese é hoje explicada pelo Correio da Manhã. Em 2007, para que a fortuna de José Sócrates passasse da conta de José Paulo Pinto de Sousa, o primo do ex-governante, para a de Carlos Santos Silva, este terá simulado uma zanga com o primeiro.

O incidente foi relatado pelo então gestor de contas da USB na Suíça, Michels Canals, quando foi interrogado pelos investigadores da Operação Marquês, em março deste ano.

A 28 de fevereiro de 2008, num almoço realizado em Matosinhos, Carlos Santos Silva terá alegado que já não conseguia manter os contactos com José Pinto de Sousa, pelo que era “necessário apagar o passado”.

Esta justificação serviria para passar a fortuna de José Sócrates, supostamente à guarda do primo, para a conta de Carlos Santos Silva, que o Ministério Público acusa de ser um testa de ferro do ex-primeiro-ministro.

O dinheiro que o primo de Sócrates teria nas offshores Giffard e Belino Foundation terá sido então transferido para as contas de novas sociedades, também em offshores, de Carlos Santos Silva.

No entanto, uma semana antes desse almoço, o primo de José Sócrates tinha transferido quase todo o dinheiro da conta para a Belino Foundation. Esta sociedade pertencia a Carlos Santos Silva e, se este morresse, o primo de Sócrates só herdaria 80 por cento do montante que tinha movimentado.

Foi este ‘pormenor’ que fez Michels Canals suspeitar de que a zanga não seria real, como terá declarado aos investigadores da Operação Marquês.

Em destaque

Subir