Fórmula 1

Carlos Sainz Jr o mais rápido no sexto dia de testes

Depois de ontem Lando Norris ter mostrado que o McLaren MCL34 pode ser rápido, foi a vez de hoje Carlos Sainz Jr imitar o seu companheiro de equipa e realizar o melhor tempo no sexto dia de testes de Fórmula 1 em Barcelona.

O espanhol realizou uma volta ao traçado catalão em 1m17,144s, na segunda hora da sessão matinal, antes de completar 130 voltas, rodando assim mais do que qualquer outro piloto neste sexto dia de ensaios.

A marca conseguida por Sainz Jr nunca esteve ameaçada até 20 minutos do final do dia, quando a Racing Point montou um jogo de Pirelli C4 no monolugar de Sergio Perez, que conseguiria uma volta em 1m17,842s, ou seja a mais de seis décimas do tempo obtido pelo espanhol da McLaren.

No entanto esta última tentativa de Perez foi suficiente para desalojar Sebastian Vettel do segundo lugar da tabela de tempos. Isto apesar da Ferrari não ter feito mais do que 41 voltas como consequência da violenta saída de pista do alemão na curva 3, aparentemente devido a um problema mecânico no SF90.

Inicialmente a equipa de Maranello disse que o monolugar não seria visto durante várias horas e Vettel disse que as causas seriam difíceis de conhecer. A Ferrari passou a maior parte da tarde a realizar várias verificações antes de Charles Leclerc fazer uma volta de instalação.

Se Perez ‘trepou’ para segundo da tabela de tempos, Kimi Raikkonen conseguiu o quarto registo com o Alfa Romeo Sauber na última hora, realizando 1m18,209s com pneus C4 na melhor das 113 voltas por si realizadas. Isto apesar de ter ficado parado na curva seis quando a sessão terminou.

O finlandês superou Max Verstappen, que passou a maior parte do dia rodando com pneus C3 no seu Red Bull, apesar de ter chegado a rodar com os mais duros C2. O holandês viria também a ser suplantado por Romain Grosjean, quando o francês da Haas montou Pirellu C5 nos últimos 20 minutos da sessão, o que lhe proporcionou o quinto registo do dia.

Na Toro Roso Daniil Kvyat assinou o sétimo tempo do dia, mas utilizando pneus C3, superando os dois pilotos da Mercedes, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. No total a dupla realizou 177 voltas, concentrando-se em validar duas diferentes configurações aerodinâmicas do W10. O finlandês totalizou 75 voltas, contra 102 do seu companheiro de equipa.

A Renault concentrou-se em simular situações de corrida com Daniel Ricciardo da parte da manhã, para à tarde Nico Hulkenberg realizar turno longos, melhorando o seu tempo com pneus C3 montados no R.S. 19. O alemão foi quase três segundos melhor do que o australiano, com os dois a ficarem separados por Robert Kubica. O polaco utilizou Pirelli C4 e C5 no Williams.

Em destaque

Subir