Fórmula 1

Carlos Sainz Jr espera que o McLaren melhore em 2019

Para muitos a mudança de Carlos Sainz Jr para a McLaren em 2019 é um retrocesso na sua carreira. O desempenho da equipa de Woking deixa muito a desejar mas o espanhol está otimista.

No final da temporada Sainz Jr vai deixar a Renault para cumprir um contrato de duas épocas com a McLaren. Um risco calculado para o piloto madrileno que acredita que a equipa de Woking é capaz de produzir um monolugar melhor para a próxima temporada.

“Tenho de estar otimista porque faz parte da minha natureza, mas estou otimista porque penso que a McLaren aprendeu bastante este ano. Ao utilizar o mesmo motor que a Red Bull e a Renault perceberam que têm de fazer mudanças em muitas áreas. E também entenderam que não produziram um carro suficientemente competitivo pelo que podem seguir noutra direção. Espero que essas mudanças sejam notadas em 2019”, disse Sainz Jr em declarações à publicação desportiva Marca.

Mesmo podendo dar um passo atrás na sua carreira, a situação do piloto espanhol é melhor do que Esteban Ocon e Stoffel Vandoorne, que estão neste momento sem contrato para o próximo ano. E Carlos Sainz Jr reconhece-o: “Penso que sou um privilegiado, mas também acredito que o mereço e não ganhei esta situação na lotaria. Claro que Ocon também merece um lugar e Vandoorne podia perfeitamente ficar, mas a F1 é um desporto muito competitivo, onde não dependemos apenas de nós próprios”.

Sainz Jr também condessa ter ficado algo dececionado por ter perdido o seu lugar na Renault em favor de Daniel Ricciardo, embora entenda a escolha: “Não há muito a dizer quando se trata de Ricciardo. Para um piloto como Daniel a sua confiança na Renault é uma grande mensagem e penso que foi bastante inteligente (a contratação) da Renault. Para mim pesou o facto de depender das negociações com a Red Bull e a Renault não estar disposta a esperar”.

Vir a ser companheiro de um estreante como Lando Norris representa para Carlos Sainz Jr uma enorme responsabilidade, porque o torna numa espécie de piloto número um da McLaren. Mas o madrileno diz que de momento essa não é uma preocupação: “A McLaren não luta de momento por campeonatos do Mundo. Está a lutar para recuperar gradualmente para regressar às posições de topo. Para isso precisa que os seus pilotos consigam o máximo de pontos possível. Apesar da minha experiência dizer que sou o número um, o que nos preocupa é dar o máximo para fazer a McLaren voltar ao que era”.

Em destaque

Subir