Motores

Carlos Sainz coroado em Córdoba

Carlos Sainz e Lucas Cruz sagraram-se vencedores do Rali Dakar pela segunda vez, ao fim de 16 dias de prova que quase ‘dizimavam’ a ‘armada’ Peugeot, na edição em que a marca francesa se disputou da maior maratona do todo-o-terreno mundial.

Partindo para a derradeira etapa do rali com uma vantagem de 45 minutos sobre Nasser Al-Attiyah, o espanhol sabia que os 120 km da especial da derradeira etapa – corrida em redor de Córdoba – eram insuficientes para que o piloto do Qatar acalentasse expetativas de o destronar.

No final, Sainz acabaria por consumar o seu segundo triunfo no ‘Dakar’, num contraste com o seu companheiro de equipa e 12 vezes vencedor da prova Stephane Peterhansel, que ficou arredado da luta pelo triunfo após dois incidentes, o último dos quais na penúltima etapa da prova.

Já neste último dia de rali ‘El Matador’ perdeu três minutos, mas deu à Peugeot a sua terceira vitória no Dakar em quatro tentativas desde que voltou a disputar o evento, tendo os pilotos da marca francesa ganho 25 tiradas num total de 48.

Tal como nos dias anteriores a Toyota reclamou a vitória na etapa, desta vez através de Giniel de Villiers. O sul-africano foi 40 segundos mais rápido que Stephane Peterhansel, o segundo mais vez nesta tirada, com Al-Attiyah a ser terceiro. Mesmo assim o francês da Peugeot termina o rali no quarto posto atrás do piloto do Qatar e de De Villiers.

O melhor representante da X-Raid Mini foi Jaku Przygonski, que terminou no quinto posto a uma hora de Peterhansel, enquanto Khalid Al Qassimi, num Peugeot 3008 DKR privado foi sexto, diante da Ford Ranger do checo Martin Prokop.

Classificação final

1º Carlos Sainz/Lucas Cruz (Peugeot) 49h16m18s

2º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota) + 43m40s

3º Giniel de Villiers/Dirk Zitzewitz (Toyota) + 1h16m41s

4º Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Peugeot) + 1h25m29s

5º Jakub Przygonski/Tom Colsoul (Mini) + 2h45m24s

6º Khalid Al Qassimi/Xavier Panseri (Peugeot) + 4h20m58s

7º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 7h20m49s

8º Peter van Merksteijn/Maciej Marton (Toyota) + 7h41m28s

9º Sebastian Halpern/Edu Pulenta (Toyota) + 9h08m10s

10º Lucio Alvarez/Robert Howie (Toyota) + 9h18m46s

Em destaque

Subir