Cultura

Carlos do Carmo recebe a ‘Grande Médaille de Vermeil’ em Paris

Carlos_Carmo_900

Carlos do Carmo será distinguido, nesta sexta-feira, com a mais alta distinção da Câmara de Paris, a ‘Grande Médaille de Vermeil’. A cerimónia vai decorrer no Hôtel de Ville de Paris, horas antes do início do festival de música lusófona FOLISBOA, onde o fadista atua a 28 de junho.

Em declarações à agência Lusa, Hermano Sanches Ruivo, vereador da Câmara de Paris afirma que esta “é a mais alta distinção em termos de medalhas da Câmara [Municipal de Paris]”.

“Carlos do Carmo é, de facto, um parisiense. Para ele a cidade do coração é Lisboa – não fosse ele essa imagem, essa voz e esse rosto de Lisboa – mas ele admite que Paris é a segunda cidade, a cidade de dezenas de viagens e de centenas de encontros. Ele tem realmente um amor a esta cidade. Eu penso que ele conhece melhor Paris do que muitos de nós que vivemos cá”, sublinha.

Esta condecoração surge a propósito dos 50 anos de carreira celebrados por Carlos do Carmo no ano passado e do novo concerto que o fadista fará na cidade.

“Paris é uma cidade também do fado”, disse ainda à Lusa Hermano Sanches Ruivo.

Esta cerimónia contará com a presença de Fernando Medina, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. A ‘Grande Médaille de Vermeil’ já foi atribuída a nomes como Manoel de Oliveira (2001) ou Mário Soares (2013).

O Festival Folisboa decorre de 26 a 28 de julho no Grand Le Rex, em Paris. Carlos do Carmo é o grande cicerone do último dia, dia em que atuam Ana Moura, Carminho e Camané.

Em destaque

Subir