Nas Notícias

Caraíbas: Corais em risco de desaparecerem em apenas 20 anos

coral Podem bastar 20 anos para que as Caraíbas percam os famosos recifes de corais. Em 50 anos, o impacto das atividades humanas e as causas naturais já fizeram desaparecer cerca de metade dos corais, como revela um estudo internacional.

Os resultados de um estudo científico, conduzido por vários investigadores internacionais, são alarmantes: em apenas 20 anos, as Caraíbas podem perder quase todos os corais.

Os recifes de corais das Caraíbas já reduziram para cerca de metade do tamanho ao longo dos últimos 50 anos, segundo as conclusões do mesmo estudo, intitulado ‘Recifes de Coral das Caraíbas: 1970-2012’.

De acordo com os investigadores, as causas naturais, como as algas invasoras e as tempestades, não são as únicas razões para esta regressão tão acentuada: o impacto da actividade humana é um factor com cada vez maior peso.

A construção junto à costa, o depósito de lixo que acaba por ir parar ao mar e o excesso da atividade pesqueira são as principais influências a nível humano.

De acordo com os especialistas, são necessárias medidas urgentes para garantir o futuro dos corais.

Os recifes de corais, para além de fornecerem alimento para várias espécies, constituem alguns dos ecossistemas marinhos com maior diversidade biológica, servindo ainda para proteção das margens costeiras.

Os corais têm ainda a função de absorção do dióxido de carbono, o que purifica a água do mar.

https://www.youtube.com/watch?v=6o3M1OCWnoc

Em destaque

Subir