Desporto

Canoagem portuguesa assegura passagem à final olímpica em k4 e às ‘meias’ no k2

k4 femininoAs equipas nacionais de regatas em linha entraram bem em competição nos Jogos Olímpicos de Londres, assegurando uma qualificação direta para a final, no k4 feminino em 500 metros, e uma passagem às meias-finais, no k2 masculino em 1000 metros. Dois barcos em prova, nenhuma eliminação.

O destaque do dia vai mesmo para o k4 feminino, que falhou o triunfo na eliminatória, mas terminou como o segundo classificado com o melhor tempo. Helena Rodrigues, Teresa Portela, Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes realizaram o tempo de 1m32s785, apenas superadas pela Alemanha (1m31s633), o qual valeu uma passagem direta para a final. A Hungria, vencedora da outra eliminatória, também está na fase decisiva.

Pior sorte teve o k2 masculino, que também foi segundo na respetiva eliminatória, mas terá de disputar a meia-final. Fernando Pimenta e Emanuel Silva demoraram 3m13s710, menos do que o tempo realizado pelos vencedores da outra eliminatória, a Alemanha (3m15s263). Ou seja, se Portugal não tivesse disputado a mesma série da Hungria (3m11s393), estaria neste momento a celebrar a segunda presença numa final em Londres 2012.

Ao final desta manhã, Pimenta e Silva regressam à pista de Eton Dorney para disputar a segunda meia-final com Dinamarca, Eslováquia, Bélgica e Rússia. Os melhores seis, no conjunto das duas semi-finais, seguem para a prova decisiva.

Em destaque

Subir