Desporto

Canoagem – Olímpicos portugueses no IV Nelo Summer Challenge

Disputa-se este fim de semana em Vila do Conde o IV Nelo Summer Challenge, uma prova de surf ski, que, em 2013, vai ser o primeiro campeonato do Mundo de surf ski.

Nesta prova estarão presentes os seis canoístas portugueses que conquistaram quatro finais e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos. Fernando Pimenta e Emanuel Silva, vice-campeões olímpicos em K2 1.000, Teresa Portela, Joana Vasconcelos, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues, quarteto que foi sexto em K4 500 e ainda José Ramalho, campeão da Europa da especialidade de maratonas.

No IV Nelo Summer Challenge, estarão presentes cerca de 200 canoístas, de 30 países.
Entre os atletas encontram-se cerca de 50 canoístas que estiveram presentes em Londres2012. Refira-se que nestes Jogos, os barcos da empresa portuguesa Nelo conquistaram 25 das 36 medalhas em competição na canoagem de pista.

Além dos representantes portugueses, o destaque vai para a participação dos campeões olímpicos, Eirik Larsen (Noruega) e Ed Mckeever (Grã-Bretanha) e de Ken Wallace (Austrália), vencedor da prova em 2011. Mas os grandes favoritos são os grandes especialistas internacionais do surf ski e também campeões olímpicos em Londres2012,
David Smith e Jacob Clear, da Austrália e os sul-africanos Dawid Mocke, líder do “ranking” mundial, e Sean Rice, vencedor das duas primeiras Taças do Mundo de 2012.

A prova, que tem um “prize-money” recorde de 30.000 euros, é organizada pela Nelo, em parceria com a Federação de Canoagem.

No sábado, a partir das 15:30 horas, realiza-se a prova de 10 quilómetros em mar aberto, entre Azurara e Labruge. No domingo, às 11h00, em Azurara, decorre a prova mais espetacular, os 800 metros de “lifesaving”, em que os atletas têm de surfar as ondas.

A organização espera uma grande afluência de espetadores. No ano anterior, o Nelo Summer Challenge foi seguido ao vivo em 2011 por cerca de 10 mil pessoas, enquanto o direto na internet foi acompanhado por perto de 25 mil espetadores.

Em destaque

Subir