Insólito

Candidato colombiano perdeu eleições sem qualquer oposição

german_londono_1Parece impossível mas na realidade a legislação colombiana fez com que este caso insólito acontecesse. Votos em branco superaram tudo e todos. Agora, German não se pode voltar a candidatar.

Chama-se German Londoño, é colombiano, e concorreu à autarquia de Bello-Antioquia (Colômbia). As eleições tinham uma característica interessante. German não corria contra ninguém, era o único candidato ao lugar mas um movimento enorme de cidadãos fez com que o colombiano fosse afastado do cargo e da possibilidade futura de lá chegar.

Desde cedo, Londoño ficou ligado a Óscar Mira, um político envolvido num escândalo de corrupção política na Colômbia, em 2006. Um grupo de votantes mostrou-se desde cedo contra a eleição de German e decidiu tomar medidas.

Antes do dia de todas as decisões, o grupo iniciou um movimento anti-German Londoño pedindo aos habitantes da região que votassem em branco. E tal aconteceu.

Londoño conseguiu cerca de 43 por cento dos votos, mas 56 por centro foram feitos em branco, o que obrigava German a participar numa segunda volta. Contudo, a legislação da região não permite a um candidato entrar novamente na corrida à Câmara Municipal depois de ter perdido contra votos em branco.

Em destaque

Subir