Nas Notícias

Cancros da próstata e da mama: Vinho tinto aumenta eficácia do tratamento

vinhoO tratamento do cancro da próstata e da mama pode ser mais eficaz com o consumo de vinho tinto, indica um estudo a cargo da Universidade de Missouri. Uma componente deste vinho, o resveratrol aumenta a sensibilidade das células e são benéficas para o corpo humano.

O resveratrol, que pode ser encontrado nas cascas da uva e também no vinho tinto, aumenta a sensibilidade das células humanas perante o tratamento do cancro da próstata e da mama. Já se tinha verificado a eficácia desta componente do vinho em casos como a prevenção de enfartes ou doenças cardiovasculares, mas um estudo confirma que também é benéfico na cura daqueles dois tipos de cancro.

De acordo com o Daily Mail, que divulga um estudo de investigadores da Universidade de Missouri (EUA), o resveratrol torna as células do cancro da próstata e da mama mais vulneráveis à radiação da radioterapia. Assim, o tratamento deste tipo de cancro é muito mais eficaz.

Também nos tratamentos por quimioterapia o resveratrol se mostrara eficaz, de acordo com Michael Nicholl, professor daquela universidade, que recorre a informação recolhida noutros estudos.

E os benefícios do vinho tinto no combate ao cancro também já haviam sido provados noutros tipos de cancros, como o da mama. Recentemente, investigadores conseguiram calcular que um copo de vinho por dia poderia aumentar as probabilidades da sobrevivência de mulheres com cancro da mama.

Este dado acabou por surpreender os estudiosos, uma vez que o consumo de álcool era visto como potenciador de cancros. Concluiu-se entretanto que as células são destruídas pelo álcool: as saudáveis, é certo, mas também as cancerígenas.

Em destaque

Subir