Nas Notícias

Cancro da próstata apresenta um risco de morte maior em doentes obesos ou com hipertensão

obesidadeA obesidade e a hipertensão são fatores de risco por si só, mas associados ao cancro da próstata fazem aumentar o risco de morte por esta doença. A conclusão resulta de um estudo conduzido por uma universidade na Suécia foi publicada na revista ‘Cancer’.

A obesidade e a hipertensão, assim como o açúcar e lípidos em excesso no sangue, agravam o risco do cancro da próstata ser uma doença fatal. Os fatores de risco, quando associados ao tumor, aumentam a probabilidade de morte entre 36 a 62 por cento, de acordo com um estudo conduzido na Universidade Umeå (Suécia) cuja conclusão foi publicada na revista norte-americana Cancer.

Nessa investigação, para a qual foram recolhidos dados de cerca de 290 mil homens ao longo de 12 anos, os cientistas concluíram que o risco de morte por cancro da próstata aumenta entre os 36 por cento, em homens com índice de massa corpórea alta, e os 62 por cento, em pacientes com hipertensão. Ao longo do estudo, morreram 961 dos 6673 homens diagnosticados com a doença.

Os investigadores não encontraram provas de que esses fatores metabólicos se relacionam com desenvolvimento do cancro, mas comprovaram que o risco de morte é maior quando o cancro ocorre em homens com obesidade ou hipertensão.

A adoção de hábitos de vida saudável, já recomendados para evitar a obesidade ou a diabetes, acaba por ser aconselhável também para reduzir as hipóteses de um homem sofrer de cancro da próstata.

Em destaque

Subir