Nas Notícias

Cancro da pele: Rastreios nas praias para contrariar aumento de casos

Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza rastreios, em agosto, em diversas praias, com o objetivo de detetar lesões cutâneas. Ao mesmo tempo, pretende-se sensibilizar a população para um aumento de casos e para os comportamentos a adotar, numa altura em que os veraneantes se expõem ao sol e aos perigos.

Portugal regista um aumento da incidência do cancro de pele, o que preocupa a Liga Portuguesa Contra o Cancro, sobretudo porque nove em cada 10 novos casos resultam de uma excessiva exposição ao sol.

Para sensibilizar a população e incentivar à promoção de uma atitude preventiva, a Liga vai realizar diversos rastreios gratuitos. A 6 e 7 de agosto, a ação decorre nas praias da Figueira da Foz, S. Pedro de Moel, Furadouro e Mira. Já nos dias 13 e 14, será a vez das praias Tocha, Costa Nova, Vagueira, Barra e Esmoriz.

Estes rastreios serão levados a cabo por médicos especialistas em lesões dermatológicas e cutâneas, que contam com o apoio de voluntários da Liga. Ao mesmo tempo que analisam a população, transmitirão conhecimento, fornecerão informações e darão conselhos, para que se evite um problema de saúde grave.

A ação de prevenção levada a cabo pela Liga Portuguesa Contra o Cancro conta com o apoio do poder local: Câmaras Municipais de Ovar, Cantanhede, Figueira da Foz, Marinha Grande, Mira, Ílhavo e Vagos e Juntas de Freguesia de Juntas de Freguesia de Esmoriz e Ovar.

O cancro de pele é evitável, na esmagadora maioria dos casos. Basta, para o efeito, cumprir algumas regras básicas, como o uso de cremes de proteção solar, ou fugir do sol nas horas mais agressivas.

Por outro lado, uma atitude preventiva permite detetar casos de cancro de pele numa fase inicial, aumentando as hipóteses de cura. A população jovem é a mais afetada pelo crescimento da incidência deste tipo de cancro.

Em destaque

Subir