Mundo

O cancro da pele pode tornar-se numa doença de cura fácil

Um grupo de investigadores israelitas acredita que encontrou um método de travar o melanoma, o tipo mais grave de cancro de pele. Segundo um artigo publicado pela revista ‘Nature Cell Biology’, há uma molécula com o poder de travar o crescimento do melanoma.

O melanoma, que pode ser incurável, é um cancro de pele com origem nas células que produzem melanina. Surge sob a forma de marca na pele, com formato irregular. Como em qualquer tipo de cancro, o sucesso do tratamento depende de um diagnóstico precoce.

Uma equipa de cientistas formada por investigadores israelitas e alemães – numa parceria entre a Universidade Tel Aviv, em Israel, e o Centro de Pesquisa do Cancro da Alemanha, em Heidelberg – terá encontrado um método de travar o mais agressivo tipo de cancro: o melanoma.

Segundo um artigo que mereceu honras de publicação na revista especializada ‘Nature Cell Biology’, existe uma molécula que atua como travão ao desenvolvimento deste tipo de tumores, o que resulta numa menor capacidade de crescimento de células cancerígenas.

O fim supremo, na realização desta pesquisa, é aumentar as taxas de cura e transformar o melanoma numa doença facilmente curável.

“É um passo importante no caminho para uma cura completa, numa das doenças mais mortais – o cancro de pele”, explica Carmit Levy, coautor da pesquisa.

Não obstante o aumento do número de casos, o número de mortes associado à doença tem-se mantido.

Os comportamentos de risco, como a exposição excessiva ao sol ou ainda o uso de solários têm revelado preocupante, no que toca ao melanoma.

Evitar a exposição solar prolongada, colocar proteção solar com fator elevado e utilizar óculos de sol são algumas das medidas a adotar para a manutenção de uma pele saudável, principalmente numa altura em que Portugal regista dez mil novos casos de cancro de pele por ano.

Estes novos cancros surgem em pessoas cada vez mais jovens, entre os 20 e 40 anos de idade, verificando-se um acréscimo na ordem dos 20 anos.

Em destaque

Subir