Nas Notícias

Sutiã inteligente diagnostica cancro da mama com alta taxa de precisão

cancro mamaCientistas da First Warning Systems, empresa dos EUA, avançaram na deteção do cancro da mama através de um sutiã inteligente, que torna possível detetar a doença através de uma avaliação da temperatura do peito. Os estudos preliminares mostram que este sutiã é mais eficaz do que uma mamografia.

Uma equipa de cientistas norte-americana avançou com uma investigação que conduziu a um sutiã capaz de detetar fatores que estão associados ao desenvolvimento do cancro da mama, de acordo com o portal Isaúde.

Através de ensaios clínicos, foi possível perceber a eficácia deste sutiã inteligente, equipado com sensores que tornam possível determinar alterações de temperatura no tecido mamário.

E a avaliação da temperatura é preponderante, no sentido de diagnosticar a doença. É que os tumores necessitam de nutrientes, para se desenvolverem. E esse processo metabólico gera aumentos da temperatura. Assim, a impressão digital do cancro da mama pode ser colhida com a análise aos efeitos da origem deste cancro.

Mais eficaz do que a mamografia – exame mais usado para detetar o cancro da mama –, este sutiã reage à eventual presença de células malignas, sendo que não apresenta qualquer caráter invasivo. Aqueles sensores captam apenas mudanças de temperatura no tecido mamário.

Este sutiã inteligente pode ser utilizado durante 12 horas. Depois deste período de tempo, surge o diagnóstico, que pode variar entre o normal, a deteção do cancro, suspeitas de um eventual cancro da mama, ou outras anomalias do tecido mamário.

A First Warning Systems fez testes com o sutiã inteligente em cerca de 650 mulheres. Os resultados foram encorajadores, sendo que a taxa de precisão atingiu níveis superiores aos 92 por cento, bem como uma sensibilidade de 94,7 pontos percentuais nos casos que se revelaram positivos e 91 pontos nos casos negativos. Saliente-se que uma mamografia consegue apenas níveis na ordem dos 70 por cento de precisão, sendo que sabe ao radiologista complementar aquele exame.

Além de detetar mais facilmente o cancro da mama, este sutiã pode ser igualmente eficaz na saúde mamária, ao permitir uma avaliação para outro tipo de problemas de saúde.

Em destaque

Subir