Mundo

Canadá: Foram ver baleias e morreram no naufrágio

Uma observação de baleias terminou de forma trágica, com a embarcação a virar-se, no Canadá. Cinco pessoas morreram, mas ainda há uma desaparecida. As vítimas eram todas de nacionalidade britânica.

As causas do naufrágio, que ocorreu ao largo de Tofino, na ilha de Vancouver, são ainda desconhecidas.

A bordo do Leviathan II, que tinha largado ontem à tarde com bom tempo, seguiam 27 pessoas, de acordo com as autoridades.

Cinco pessoas foram retiradas da água já sem vida e uma continua desaparecida, tendo esse caso sido entregue à polícia. O resto das pessoas foi de imediato socorrido por outras embarcações turísticas que operavam na zona e pelas equipas de socorro, que chegaram cerca de meia hora após o alerta.

A zona de Tofino, na costa ocidental do Canadá, é das mais procuradas pelos turistas para a observação de baleias. A atividade está a chegar ao fim da época alta, que começa em março e termina agora em outubro.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Philip Hammond, já salientou que os funcionários consulares britânicos no Canadá estão a proporcionar a ajuda possível aos familiares das vítimas.

“Os nossos pensamentos estão com os familiares e os amigos de todos aqueles afetados por este acidente terrível”, afirmo o governante.

A empresa proprietária do navio, com 20 metros de comprimento, manifestou estar “a cooperar com as autoridades para determinar exatamente que aconteceu”.

https://www.youtube.com/watch?v=W_Upnos51oY

Mais partilhadas da semana

Subir