Mundo

Canábis passa a ser legal no Alasca após referendo

cannabisPor maioria absoluta, os eleitores do Alasca votaram a favor da legalização da posse e consumo de canábis para fins recreativos. É o quarto estado dos EUA a legalizar a marijuana, juntando-se a Oregon, Washington e Colorado.

‘Legalize it’, responderam os eleitores do Alasca, o quarto estado dos EUA a legalizar a posse e consumo de canábis para fins recreativos.

Intitulada de ‘Medida 2’, a questão foi a votos, ontem. Em referendo, 52 por cento dos votos levaram à aprovação da legalização da posse, cultivo, venda e consumo de marijuana por maiores de 21 anos, embora com limites às quantidades.

O Alasca tornou-se assim no quarto estado a permitir o consumo de canábis para fins recreativos, horas depois do terceiro, o Oregon, ter aprovado uma emenda à Constituição estadual no mesmo sentido.

Do ‘contra’ esteve a Flórida, o único estado onde ontem houve referendo e que terminou com a vitória do ‘não’. Só 57,7 por cento dos mais de 5,7 milhões de eleitores que se pronunciaram votaram a favor, mas a aprovação dependia de um mínimo de 60 por cento.

Em 2012, os estados do Colorado e de Washington foram os pioneiros na legalização da canábis para uso recreativo, também por referendo. 

Em destaque

Subir