Motores

Campeonato de Portugal de Karting com monitorização vídeo

Depois de alguma polémica nas primeiras provas de karting no nosso país, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) decidiu investir nas provas que compõem os Campeonatos de Portugal de modo a torná-las mais justas.

Assim desde o início do ano foi implementado um sistema CCTV que monitoriza toda a pista, a pré-grelha e a zona de passagem, num total de 16 câmaras vídeo, colocadas estrategicamente para assegurar a total cobertura.

Deste modo as imagens recolhidas funcionam como ferramentas de trabalho para Direção de Corrida e do Colégio de Comissários Desportivos, que as analisam sempre que há um incidente. Esta solução é primordial na tomada de decisões, até porque permite repetições e visualização em ‘slow motion’, um pouco como o vídeo árbitro no futebol.

O sistema foi estreado na primeira prova deste ano, o Open de Portugal de Karting e fará parte da organização de todas as provas do Campeonato de Portugal de Karting KIA e da Taça de Portugal de Karting Tranquilidade.
A esta novidade junta-se uma outra; um painel conta voltas eletrónico, colocado na linha de meta, que também pode servir para a mostragem de bandeiras ao longo das corridas.

O objetivo, segundo o presidente da FPAK, Ni Amorim, é tornar “as provas mais profissionais e, sobretudo, mais justas”, sendo que quando se trata de competições tuteladas pela entidade federativa há que “assegurar a equidade entre os concorrentes”, sendo isso, enfatiza, “um ponto de ordem”.

Em destaque

Subir