Motores

Campeonato de Portugal de Karting bem animado em Leiria

O Kartódromo de Leiria foi ‘palco’ de corridas intensas na terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA.

A jornada organizada pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, teve em Rodrigo Ferreira o vencedor na categoria X30 Super Schifter, Hugo Marreios na X30 Super Shifter Master, João Dias na X30 Super Schifter Gentleman, Lourenço Monteiro na X30, Ivan Domingues na Júnior, Adrian Malheiro na Juvenil, Santiago Alves na Cadete e Guilherme Morgado na Iniciação.

Com vários candidatos à vitória a categoria X30 Super Shiter voltou a ter corridas muito disputadas, com Rodrigo Ferreira a ser o mais rápido nos treinos. O piloto do Porto – que se estreou na velocidade na semana anterior na KIA Picanto GT Cup – impôs-se depois na primeira ‘manga’ de qualificação, na frente de Yohan Sousa e Hugo Marreiros.

No domingo Ricardo Borges triunfou na segunda ‘manga’, batendo Rodrigo Ferreira e Hugo Marreiros, sendo que Ferreira teria um duelo aguerrido com Yohan Sousa na corrida decisiva, acabando por superar o piloto do Entroncamento. Ricardo Borges completou o pódio final depois de ser terceiro à frente de Hugo Marreiros, que se impôs na Master enquanto João Dias fez o mesmo na Gentleman.

Já na categoria X30 Sénior Lourenço Monteiro esteve em destaque logo no sábado, quando conquistou a ‘pole position’ para a primeira ‘manga’ de qualificação, onde Mariana Machado seria a mais forte, diante de Guilherme Oliveira, enquanto Monteiro se quedou pelo terceiro posto.

No domingo a vitória na segunda ‘manga’ de qualificação foi para Guilherme de Oliveira, que bateu Lourenço Monteiro e Zdenek Chovanec. O que prometia para a final, que seria marcada pelos incidentes que colocaram fora de prova Mariana Machado, Álvaro Garcia e João Vairinhos.

Lourenço Monteiro viria a chamar a si a vitória, a sua primeira, tirando partido das circunstâncias, conquistado o primeiro lugar de um pódio onde teve a companhia de Guilherme Oliveira e Tomás Caixeirinho.

Já na categoria Júnior, Henrique Cruz foi o mais rápido nos treinos mas seria outro piloto da ‘casa’, Ivan Domingues, a triunfar na ‘manga’ de qualificação de sábado. Na segunda ‘manga’ Domingues voltou a ser o mais forte. Na final a disputa foi cerrada, com Ivan Domingues a recuperar o comando e a vencer seguido de Miguel Silva, que conseguiu ultrapassar Luís Alves na última volta.

Adrian Malheiro voltou a ser o protagonista principal na categoria Juvenil, fazendo o pleno , ao ser o mais rápido nos treinos e vencer as duas mangas de qualificação e a final, batendo João Oliveira e José Pinheiro.

Já a categoria Cedete foi mais disputada, já que depois de Noah Monteiro ser o mais rápido nos treinos e vencer a primeira ‘manga’ de qualificação, Santiago Alves impôs-se na segunda e na final. Como o piloto de Lisboa não está inscrito no campeonato a pontuação máxima foi para o filho de Tiago Monteiro. Maria Germano Neto completou o pódio.

Finalnente na categoria de Iniciação, Romeu Mello foi o mais rápido nos treinos e venceu a primeira ‘manga’ no sábado, para no domingo Guilherme Morgado vencer a segunda e a final, onde se impôs diante de Joana Lima e Romeu Mello.

A quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA tem lugar a 13 e 14 de julho em Viana do Castelo.

Em destaque

Subir