Motores

Campeão europeu lidera nos Açores

KajetanowiczAcores1

Kajto Kajatenowicz lidera o Azores Airlines Rally, prova pontuável para os campeonatos europeu e nacional de ralis, que esta quinta-feira arrancou na ilha açoriana de São Miguel.

O campeão europeu em título começou a prova do Grupo Desportivo e Comercial ao ataque, sendo o mais rápido logo na primeira especial do dia, depois Ricardo Moura ‘respondeu’ ao polaco, vencendo o segundo troço.

Kajatenowicz conseguiria depois aproveitar um ligeiro percalço do açoriano – apanhou uma pedra no troço – para reassumir a liderança do rali, que manteria na super-especial Marques que ‘fechou’ este primeiro dia.

Ainda assim Moura concluiu a etapa a pouco mais de 10 segundos do polaco e é o melhor piloto português em prova, num dia marcado por uma chuva fustigante que não foi de todo de feição para Alexey Lukyanuk, o grande rival de Kajatenowicz no campeonato europeu.

RalfsSimarcisAcores1

O russo concluiu o dia apenas na terceira posição, a quase três segundos do líder, e que foi menos eficaz que o letão Ralfs Sirmacis, o vencedor do recente Rali da Acrópole, que venceu a super-especial que encerrou a etapa e que é segundo a somente um segundo de Kajetanowicz.

Embora tenha assinado bons tempos nas primeiras especiais do dia, fazendo uso do seu grande conhecimento do terreno – venceu sete vezes o Rali dos Açores – Fernando Peres acabou por não acertar na escolha de pneus e conclui a etapa no sétimo posto, a mais de 35 segundos do líder. Mesmo assim o piloto do Porto é o segundo melhor português em prova.

Um pouco mais atrás Pedro Meireles e João Barros estão também bem colocados para lutarem pelas primeiras posições no campeonato nacional, com o piloto do Skoda a partir para a tirada de sexta-feira a apenas quatro décimas de Peres e com menos de dois segundos de vantagem sobre o piloto de Paredes.

José Pedro Fontes, o líder do campeonato nacional, jogou à defesa, e concluiu o primeiro dia fora do top dez, que é fechado pelo segundo melhor piloto açoriano, Luís Miguel Rego.

RicardoMouraAcores1

Classificação após PE 4
1.º Kajeto Kajetanowicz/Jaroslav Baran (Ford) 22m30,8s
2.º Ralfs Sirmacis/Anton Simins (Skoda) + 1,0s
3.º Alexey Lukyanuk/Alexey Arnautov (Ford) + 3,7s
4.º Ricardo Moura/António Costa (Ford) + 10,5s
5.º David Botka/Peter Szeles (Citroën) + 35,0s
6.º Antonin Tlusták/Ladislav Kucera (Skoda) + 35,4s
7.º Fernando Peres/José Pedro Silva (Ford) + 35,6s
8.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 36,0s
9.º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 37,8s
10.º Luís Miguel Rego/Carlos Magalhães (Ford) + 44,9s

Em destaque

Subir