Campanha de Trump (filho) é adaptação da propaganda nazi
A polémica imagem hoje publicada pelo filho de Donald Trump, que compara os refugiados a doces com veneno, é uma adaptação da propaganda nazi, revelou uma jornalista.
Naomi LaChance, do The Intercept, recuou até 1938 para recuperar a imagem de um menino a segurar um cogumelo venenoso.
Nesse livro infantil, ‘Der Giftpilz’, a mãe do menino explica que os judeus, “por mais que se disfarcem ou pretendam que são nossos amigos, são como veneno para o nosso povo”.
“São como cogumelos venenosos”, espanta-se o menino, com a mãe a complementar: “Sim, basta só um cogumelo venenoso para matar uma família, por isso só um judeu pode destruir uma vila, uma cidade, toda uma nação”.
Quase 80 anos volvidos, o filho de Donald Trump, o polémico candidato republicano à Presidência dos EUA, publicou uma alegoria idêntica, mas usando umas drageias de fruta (os ‘Skittles’) como representação dos refugiados.
“Se tivesse uma tigela de Skittles e eu lhe dissesse que apenas três deles o poderiam matar tiraria uma mão cheia? Este é o nosso problema com os refugiados sírios”, diz a imagem publicada pelo primogénito de Donald Trump, com o logótipo e o slogan da campanha presidencial do pai.
De acordo com Naomi LaChance, o autor do desenho usado pela propaganda nazi foi Julius Streicher, anos mais tarde condenado em Nuremberga pelos crimes contra a Humanidade.