Mundo

Campanha em Londres de cura gay partiu de um grupo cristão

bus_londresUma campanha prevista para Londres, que sugere que os gays necessitam de cura, lançada em Londres, tem origem num grupo cristão. O texto da ação publicitária – “Não sejas gay! Sê pós-gay, ex-gay e fica orgulhoso. Livra-te disso” – seria difundido nos autocarros londrinos, mas acabou cancelada pelo presidente de Londres e das autoridades dos Transportes. Boris Johnson alega que “considerar a homossexualidade uma doença é ofensivo”. E homofóbico.

O grupo cristão ‘Core Issues Trusts’ é o autor da polémica campanha publicitária de Londres, na qual sugere que os homossexuais necessitam de cura. A ação na capital inglesa foi cancelada, pelo presidente de Londres, que acumula o cargo de líder da autoridade dos Transportes.

A campanha tem o seguinte texto: “Não sejas gay! Sê pós-gay, ex-gay e fica orgulhoso. Livra-te disso”. O texto da ação homoóbica indicia que, para os seus autores, a homossexualidade uma doença curável.

O presidente de Londres e das autoridades dos Transportes, Boris Johnson, ficou sensibilizado perante a onda de repulsa que a mensagem gerou na capital inglesa. Johnson mandou cancelar a campanha antigay, porque, segundo sustenta, “é ofensivo considerar-se a homossexualidade uma doença”.

Durante duas semanas, o texto contra os homossexuais iria circular nos autocarros de Londres, já a partir da próxima segunda-feira. Mas Boris Johnson não permitiu, por não estar “preparado para ver esse tipo de informação nos autocarros londrinos”, segundo declarou à agência Associated Press.

Da autoria de um grupo cristão, a campanha contra os gays conta com o apoio de… outro grupo cristão: os ‘Anglican Mainstream’. A entidade reguladora de publicidade não colocou entraves à campanha. E um dos responsáveis pelo ‘Core Issues Trusts’ apelida este cancelamento de “censura”.

Os princípios desta associação cristã são estranhos: dizem-se uma entidade que pretende “ajudar homossexuais”, que “queiram alterar a sua orientação sexual”. Esta campanha publicitária não ajuda…

Em destaque

Subir