Tecnologia

Campanha de publicidade no Facebook ataca utilizadores da Pinterest

bitdefenderBitdefender, provedor de soluções inovadoras de segurança para Internet, deteta uma campanha maliciosa de publicidade paga no Facebook dirigida aos utilizadores da Pinterest, o que deixa antever um aumento tanto no investimento como na sofisticação deste tipo de campanhas fraudulentas.

O anúncio promete ensinar a maneira de ganhar dinheiro com a Pinterest. O link incluído neste leva os utilizadores a uma página online que conta com uma votação que oferece ao utilizador, em troca da sua resposta, um cartão Visa de presente. Para além do mais, inclui a possibilidade de subscrever, via e-mail, futuras campanhas.

Enquanto o cartão presente recorda a primeira onda de spam que afetou a plataforma Pinterest (com falsos vales de desconto na H&M), a ideia de subscrever recorda as campanhas do Twitter para ganhar seguidores para contas falsas ou maliciosas.
O elemento novidade é que os ciberdelinquentes parece estar a fazer um forte investimento para assegurar que as suas campanhas têm êxito.

A campanha de publicidade pode aumentar a eficiência das fraudes já que o Facebook permite definir o público a que se quer chegar, selecionando perfis, temas de conversa, entre outros. Neste caso, o perfil selecionado foi o de fãs da Pinterest, isto é, utilizadores que publicam a partir da Pinterest ou estão a falar desta rede social.

A equipa da Pinterest indicou que este ataque viola a política de privacidade da empresa em duas áreas: o envio de material publicitário não solicitado e o uso do serviço em benefício de terceiros sem o consentimento da Pinterest.

A Pinterest atualizou recentemente as suas políticas para eliminar algumas questões pouco claras a respeito da propriedade dos conteúdos fixados e os direitos de autor.

Em destaque

Subir