Economia

Camisola ‘com’ sangue de tiroteio mortal em 1970 só esteve um dia à venda

camisola de sangueUma camisola de estilo vintage da Universidade de Kent não chegou a estar 24 horas no mercado. A pintura de manchas de sangue foram consideradas “uma ofensa” porque, em 1970, morreram quatro estudantes durante um tiroteio no campus dessa universidade.

Uma camisola da Urban Outfitters não chegou a estar 24 horas no mercado. A proposta era muito arrojada e os protestos não demoraram a ocorrer, levando a marca a retirar a peça do mercado.

Em causa estava o desenho de manchas de sangue numa sweatshirt de estilo vintage da Universidade de Kent.

Foi no campus dessa universidade que, a 4 de maio de 1970, uma manifestação contra a Guerra do Vietnam terminou com um tiroteio, do qual resultou a morte de quatro estudantes.

A camisola foi colocada ontem à venda e não chegou a estar 24 horas no mercado. Nas lojas não se encontra qualquer exemplar o site refere que o produto ‘Kent State sweatshirt Vintage’ se encontra “esgotado”.

Para a governadora do estado de Kent, a universidade “sofreu uma ofensa vil” com esta sweatshirt da Urban Outfitters.

“Sentimo-nos profundamente ofendidos com uma empresa que utiliza a nossa dor para publicidade e lucro”, criticou Eric Mansfield, o porta-voz da universidade.

De acordo com a imprensa norte-americana, só um exemplar chegou a ser vendido. O mesmo encontra-se agora para revenda no eBay, tentando aproveitar a inflação que a polémica trouxe ao produto.

No tiroteio de 4 de maio de 1970 foram ainda registados nove feridos.

A polémica com a Urban Outfitters sucede a um episódio semelhante com um pijama da Zara, que para a comunidade judaica evocava os uniformes utilizado pelos judeus nos campos de concentração nazi.

Em destaque

Subir