Nas Notícias

Câmara de Mangualde prepara saída do plano de ajustamento financeiro

No passado dia 11 de abril, o executivo mangualdense, liderado por João Azevedo, deliberou em reunião de câmara que esta propusesse à Assembleia Municipal a aprovação de uma operação financeira de substituição de dívida no valor de 4 milhões e 160 mil euros.

Esta operação financeira permitirá à autarquia a liquidação dos empréstimos com o Estado e com a banca nos planos de apoio à economia local (PAEL) e saneamento financeiro (PSF) e, ao mesmo tempo, uma redução do custo com a atual dívida, em cerca de 500.000 euros, bem como a criação de condições para uma saída do Plano de Ajustamento Financeiro.

Para João Azevedo “esta operação financeira, que não é mais do que uma operação de substituição de dívida, trará enormes benefícios para o município, nomeadamente, na redução brutal do custo da dívida. São cerca de meio milhão de euros em juros que serão poupados ao erário público da autarquia.” O edil mangualdense acrescenta ainda que “o próximo passo será uma saída da “troika” o mais depressa possível. Já abordei o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, sobre este assunto para o qual o governo está sensibilizado e que preocupa as autarquias que reúnem condições para uma saída limpa dos ajustamentos financeiros.”

João Azevedo afirma ainda que “esta operação só é possível porque a autarquia de Mangualde tem feito uma gestão rigorosa e imaculada de ajustamento financeiro com enormes sacrifícios para todos os mangualdenses. O sucesso desta operação no mercado, com várias entidades bancárias a apresentar proposta, é a prova de que hoje a autarquia tem uma situação económico-financeira equilibrada.”

A operação de substituição de dívida será proposta para aprovação da Assembleia Municipal no próximo dia 28 de abril e posteriormente sujeita a visto de Tribunal de Contas.

Em destaque

Subir