Nas Notícias

Câmara de Matosinhos e a explosão na Galp: Petrogal é “vizinho complicado”

Líder da Câmara de Matosinhos entende que a explosão na refinaria não deve ser desvalorizada. “Temos de manter a vigilância com as instalações”, salientou Guilherme Pinto, que apelida a Petrogal de “vizinho complicado”. A Galp investiga causas do incidente.

O autarca de Matosinhos considera que este incidente deve provocar uma atitude vigilante por parte de todas as entidades que têm responsabilidades. Em declarações à Lusa, Guilherme Pinto não desvaloriza a explosão na Petrogal e lamenta que aquele espaço seja um “ónus” para a cidade.

“Não foi necessária uma intervenção externa, mas está provado que temos de ser vigilantes”, referiu o líder da edilidade matosinhense. Apesar de trazer benefícios económicos para a cidade, a Petrogal traz prejuízos, sobretudo no que diz respeito ao turismo.

Galp investiga causas da explosão na Petrogal

Entretanto, a Galp revela que está a proceder a uma investigação, para detetar as causas da explosão na refinaria de Matosinhos. Na madrugada de hoje, a refinaria da Galp foi palco de uma explosão, que deu origem a um incêndio. Os meios internos da empresa controlaram as chamas.

O funcionamento da refinaria não foi afetado, informou a empresa. A estrutura da refinaria “cumpre com os requisitos de segurança” impostos pelas entidades internacionais responsáveis por este tipo de instalações.

No entanto, há registos recentes de incidentes, num espaço que fica localizado em Leça da Palmeira, numa zona próxima de habitações.

Em destaque

Subir