Economia

Câmara de Lisboa define como prioridade pagar o que deve antes de pedir emprestado

antonio_costaA Câmara de Lisboa, a mais endividada do país, não pretende recorrer à linha de crédito que o Governo vai abrir para os municípios. Segundo o edil António Costa, a prioridade é pagar a quem deve e não contrair empréstimos para liquidar as dívidas.

A Câmara de Lisboa é a mais endividada do país e, na sequência do acordo do Governo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para uma linha de crédito destinada às autarquias (até mil milhões de euros), ganha visibilidade como a mais provável ‘utente’. Contudo, o presidente do município, António Costa, salientou ter como prioridade “pagar a dívida e não contrair empréstimos” para a liquidar.

“Esta linha de um novo empréstimo para pagar dívidas não era propriamente a nossa prioridade, a nossa prioridade é pagarmos mesmo a dívida e não contrair empréstimos para pagar dívidas”, comentou ontem o edil, admitindo que ainda desconhece os contornos do acordo entre o Governo e a ANMP.

“Ainda não o li devidamente, a nossa preocupação tem sido sobretudo eliminar o endividamento e é isso que temos estado a fazer desde 2007 até agora, e é o que vamos continuar a fazer”, sustentou António Costa, acreditando que o compromisso é razoável, “senão a ANMP não o tinha assinado”. A linha de crédito tem como finalidade emprestar liquidez aos municípios para o pagamento de dívidas num prazo de 90 dias que estivessem vencidas até ao final de Março.

Em destaque

Subir